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COMO GERENCIAR E ADMISTRAR SEU TEMPO

COMO GERENCIAR E ADMISTRAR SEU TEMPO
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PLANEJAMENTO DO TEMPO – AFIAR O MACHADO

 

Não podemos gerenciar o tempo, mas podemos gerenciar a nós mesmos com relação ao tempo.

A quantidade de tempo diário de que dispomos é sempre a mesma para todo mundo. No entanto, há pessoas que conseguem um melhor aproveitamento para as 24 horas do seu dia do que outras. Certamente essas pessoas sabem usar o tempo de forma mais racional.

Nós não nascemos com o segredo de saber usar o tempo. E, a não ser que tenhamos tido a sorte de haver assimilado essa arte com nossa família, mestres ou conhecidos, há uma forte probabilidade de que nossos hábitos e atitudes em relação a tempo sejam deficientes.

 

A administrar de tempo é uma técnica que deve ser aprendida.

 

 

O tempo é o recurso mais precioso de que dispomos. Ele não pode ser poupado, recuperado, expandido: só pode ser usado.

Sempre haverá mais coisas a fazer do que o tempo disponível. Não há maneira de poupar o tempo. Só há maneira de gastá-lo melhor. E se nós soubermos administrar nosso tempo, nada mais nos será possível administrar.

Em geral, as pessoas mais realizadoras são as que têm maiores cuidados e preocupações com o tempo, pois elas entendem e percebem que o tempo é seu limite. As pessoas mais ativas cuidam melhor do seu tempo, já as pessoas passivas, tendem a acreditar que sua vida está ao sabor dos eventos externos e adotam uma atitude de passividade e subordinação e esses eventos. Por isso, não planejam nem programam seu tempo.

Na verdade, o bom uso do tempo é uma decorrência da prática do bom senso. Mas é preciso lembrar que há uma grande diferença entre saber o que deve ser feito e fazê-lo. Conhecimento não basta.

É necessário motivação e atitudes adequadas em relação ao tempo, como também a prática constante e a consolidação de bons hábitos em geral. Administrar bem o tempo não significa trabalhar mais arduamente. Significa trabalhar mais inteligentemente.

Quanto melhor o seu aproveitamento, maiores e melhores serão nossas realizações profissionais e pessoais.

 

O que significa administrar o seu tempo?

 

 

Administração de tempo é, antes de tudo, a administração de nós mesmos. É uma tomada de consciência e uma reavaliação de nossos hábitos e rotinas diárias, descobrindo o que pode e deve ser mudado e melhorado. Mais do que um conjunto de regras e princípios, administrar o tempo é uma postura, uma atitude que nos faz viver o presente sem perder o senso e a perspectiva do futuro.

O que devemos ter em mente é que tempo é um recurso escasso e que sempre nos imporá limites.

Do bom ou mau uso do tempo dependerão nossos bons ou maus resultados.

 

O Método

 

O primeiro passo é examinar todas as atividades das quais participará no dia seguinte, na próxima semana, no mês que vem ou em qualquer período que escolher, determinando, então, suas prioridades, ou seja, as tarefas que concorrerão para que alcance seus objetivos.

 

Objetivos da Técnica

 

 

→ Registrar o uso que faz de seu tempo para descobrir as possibilidades de empregá-lo com mais eficácia.
→ Identificar as questões centrais da administração do tempo.
→ Usá-lo com mais eficácia em todas as atividades cotidianas.
→ Resolver os problemas relativos ao seu uso.
→ Identificar maneiras de empregá-lo com mais eficiência nas organizações. Cuidado com os ladrões do tempo!

O tempo é recurso finito. Não se pode reciclá-lo como ocorre com tantos outros recursos. Só se pode usá-lo ou deixar que se vá. Numa organização moderna, ninguém pode aceitar a última hipótese. O tempo é tão valioso que deve ser usado de maneira eficaz.

Aqui estão alguns fatores considerados causadores de um uso ineficaz do tempo. Assinale os dez principais, aqueles, que, em sua opinião, atuam como “devoradores” de seu tempo.

 

Dicas Como Gerenciar  e Administrar Melhor o seu tempo

 

Organização, planejamento, mudanças de hábitos e motivação. Esses são os alicerces de uma pessoa que deseja administrar melhor o seu tempo.

Vamos às dicas na prática, daremos uma espécie de passo a passo para você implantar em sua vida, preste atenção e as aplique.

 

1) Esvazie seu cérebro

As vezes ficamos pensando nas coisas que temos que fazer no dia e que não podemos esquecer. Isso querendo ou não nos preocupa, fazendo nosso cérebro trabalhar
continuamente, causando maior estafe e menor produtividade.

Um dica é, anote tudo que você deve fazer em um papel. Todas as coisas, sem exceção, fazendo uma lista. Muitos especialistas dizem que as pessoas que anotam todas suas tarefas em um papel, param de sobrecarregar seu cérebro e com isso dormem mais tranquilos e fiquem menos estressados durante o dia. Pois não ficam preocupados em esquecer de executar qualquer tarefa. Sendo assim, volto a repetir, esvazie se cérebro. Isso fará com que você seja mais eficiente e ao mesmo tempo consiga descansar melhor.

Outra coisa importante é, sempre andar com essa lista, não importa onde você vá. Digo isso, porque às vezes quando estamos realizando outras tarefas ou até mesmo em nossos momentos de lazer, acabamos lembrando de um item ou tendo uma ideia importante. Tendo essa lista próxima, você pode anota-la e voltar a focar no que estava fazendo anteriormente (isso evita você esquecer das coisas).

 

2) Organize a sua lista

Para explicar esse tópico, antes tenho que dar um exemplo. Digamos que na sua lista inicial tem várias coisas para fazer, mas nem tudo envolve o trabalho, certo?
Então separe sua lista por setores. Ex: Coisas que devo fazer no trabalho, na faculdade, na rua e quando chegar em casa.

Com isso, elas ficarão menores (pois estão subdivididas), dessa forma, automaticamente seu subconsciente ficará motivado e você terminará seus afazeres muito mais rápido

 

 

3)Regra 80/20

Agora vamos usar a Regra 80/20, sempre uso ela em meus posts, mas para quem ainda não sabe, vou explicar: 20% do que fazemos geram 80% dos nossos resultados. Sendo assim, analise o que realmente é importante da sua lista e dê prioridade a elas. Tente não perder tempo com coisas que não lhe dão um resultado significativo.

 

4) Organize listas

Atualize e organize suas listas, indico no começo e no final de cada dia.

Na sexta feira, no final do dia, analise como foi sua semana, veja o que poderia ter feito melhor e aprenda com seus erros, melhore processos. Uma pessoa que aprende com seus erros, ganha muito tempo ao longo da vida.

Mais dicas de Como Administrar Seu  tempo

 

 

5) Sabe aquele ditado, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Pois é, com certeza é uma ótima dica para sua vida, pois muitas vezes executando hoje a tarefa, evitamos problemas futuros que podem piorar e tomar ainda mais nosso tempo.

 

6) Cuidado com os ladrões do tempo. Ex: Celular, redes sociais, mensagens, cafezinho, piadinhas, músicas, etc. As vezes ficamos entretidos e nem vemos a hora passar.

 

7) Se puder delegar algumas coisas de sua lista, isso com certeza ajudará a fazer mais em menos tempo. Só não esqueça de cobrar a pessoa que você delegou e ver se ela esta apta a executa-la. Pois, você pode acabar tendo que refaze-la.

 

8) Para finalizar e dar um presente que você que leu esse post até o final, quero lhe apresentar a lei de Parkinson. Dê prazos curtos para suas tarefas.

Você lembra na escola ou faculdade quando deixava para entregar um trabalho em cima da hora? Você se concentrava 100% no que estava fazendo, nada nem ninguém tiravam sua atenção pois seu tempo para entregar o trabalho estava acabando. Lembrou?  Agora você deve estar falando, a pressa é inimiga da perfeição.

 

a) Bem, vamos utilizar a mesma técnica, mas agora aperfeiçoada. Digamos que hoje é segunda e você tem um executar um projeto até no máximo quarta feira.

Coloque como meta que terá que terminar tudo hoje (segunda) até o final do dia. Você verá como ficará totalmente focado e não perderá sua atenção em outras coisas sem importância. O senso de urgência faz nosso cérebro trabalhar em alta nível.

 

b) Se estiver usando o computador feche tudo que não tiver a ver com seu projeto (como e-mails, youtube, redes sociais), foco 100% no seu projeto;

c) Não ouça música, não atenda ao telefone, nada pode tirar sua atenção; Na terça feira, apenas revise o projeto e o entregue perfeitamente.

Na minha empresa eu realizava um processo que levava cerca de 5 horas diárias, depois que comecei a utilizar essas práticas consegui minimizar para 1:40 min e meu faturamento aumentou 30%. Acredite, coloque em prática e você vai se impressionar.

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